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31 de março de 2017

Para 85% dos consumidores, forma de gestão de crises é determinante para a decisão de consumo

 

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Interessante estudo, chamado “The Company behind the Brand II: In Goodness We Trust”,  realizado pela empresa de Relações Públicas Weber Shandwick , apresenta uma análise sobre a percepção e escolha dos consumidores, inclusive de turismo,  de acordo com atuação das empresas em situações sensíveis.

Um dado importante merece destaque: 85% dos consumidores formam opinião sobre uma marca, levando em consideração a forma como esta lidou com uma crise.

Outra informação relevante é que até 36% dos consumidores divulgam e conversam com outras pessoas a respeito de escândalos e más condutas das empresas. Esse é um alto percentual de pessoas que propagarão as informações negativas de marcas em crise.

Ou seja, a forma de gestão de crises deve ser desenvolvida, caso contrário, mesmo que a empresa tenha um bom produto, irá sofrer impactos potencializados caso algo errado aconteça nas suas operações.

A aprovação dos consumidores está diretamente ligado à maneira que as marcas lidam com crises. E 38% das pessoas ouvidas afirmam que a  reputação da organização  influencia sua decisão em consumir.

A pesquisa foi realizada em junho de 2016 por meio de um questionário aplicado a 2.100 consumidores e 1.050 executivos sênior em 21 mercados pelo mundo.

Os consumidores estão atentos e seguem as informações e ações de empresas e formam opiniões não somente do que outros clientes falam a respeito , mas também como essas organizações atuam frente às crises.

Veja o quadro abaixo com mais informações (em Inglês):

 

 

 

 

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