Close

24 de março de 2017

Blog NOVO8 – compartilhando soluções

teclado-amarelo

Olá a todos, hoje inauguramos o blog do projeto NOVO8.

NOVO8, compartilhando soluções. Esse é nome e a ideia principal dessa iniciativa.

Queremos proporcionar a todos, conhecimento sobre a temas relativos à proteção nas atividades da cadeia de hospitalidade. O objetivo é ajudar que cada membro do setor possa melhorar seus próprios procedimentos de prevenção e resposta em casos sensíveis, e assim vermos, naturalmente, o setor evoluir de forma geral.

Esse Blog é parte do projeto NOVO8 e juntamente com o www.novo8.com.br, pretende disponibilizar um material informativo e de consulta com artigos, comentários de temas importantes, treinamentos, estudo de casos, instruções, procedimentos, etc..

E o projeto aqui apresentado foi desenvolvido depois de cerca de 16 anos de atuação nas áreas jurídicas e de prevenção de riscos de empresas de serviços, hospitalidade e educação. E, mais especificamente, com base na experiência adquirida entre 2010 e 2016 com a atuação como responsável pela área de segurança e riscos da Accor Hotels América do Sul, maior operadora de hotéis do Brasil e uma das maiores do mundo, com cerca de 300 hotéis e 15.000 colaboradores na América do Sul. Essa foi uma oportunidade única de vivenciar a fundo a realidade e as inúmeras dificuldades que existem na atividade de cada função das equipes dos hotéis, desde os econômicos até os de luxo.

Desde a forte concorrência, as crises políticas e econômicas cada vez mais severas e frequentes, os impostos e legislações impactantes, a falta de recursos humanos e prestadores de serviços preparados, etc. e etc. Os desafios que esses profissionais enfrentam são muitos, e muito sérios, sem muitas vezes contarem com recursos e conhecimentos ideais para agir.

Para muitos, a informação a seguir pode causar espanto, mas vale lembrar que existem algumas dezenas de possibilidades de problemas e impactos negativos numa operação hoteleira que podem trazer perdas relevantes. Exemplos de situações assim, são: furtos, roubos, acidentes, mortes, tráfico de drogas, prostituição, clonagem de cartões, fraudes internas, acidentes naturais, manifestações sociais violentas, epidemias, corrupção, terrorismo, ciber-ataques etc. São muitos riscos catalogados com maiores ou menores graus de PROBABILIDADE, IMPACTO e DEFICIÊNCIA DE CONTROLE, e esse número de riscos tende a aumentar devido a evolução e mudanças sociais, climáticas, políticas e econômicas.

A boa notícia é que para cada uma dessas possibilidades negativas existem muitas oportunidades de prevenção e de aprendizado. E o conteúdo do blog servirá para informar e apoiar no caminho de cada um no sentido de desenvolver as estruturas adequadas de prevenção de riscos e gestão de crises, tendo em vista o contexto de aumento de ameaças e de exigências do mercado.

Reforçamos que o conteúdo do blog e do site poderá auxilia-los de maneira inicial nos temas citados, por isso não se trata de um produto definitivo e suficiente para tornar o hotel ou qualquer estrutura, isentos de riscos específicos. Esses deverão ser tratados de acordo com a sua importância e sensibilidade. Por outro lado, acreditamos que, caso implantado e difundido, o que propomos trará um ganho de qualidade muito importante , trazendo diferencial para os que o aplicarem.

Ou seja, o projeto é indicado a todos, mas especialmente àqueles que se preocupam e enxergam as vantagens e necessidade de evoluir para garantir a segurança sob as suas responsabilidades.

Bom proveito a todos e nos encontramos em breve!

Boa leitura!

Otavio Novo

24 de março de 2017 < a href="https://novo8.com.br/author/otavionovo/" title="Visualizar todas as postagens por otavio novo" rel="author">otavio novo BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site em WordPress